Apresentação

O programa DBA Executivo – Doctor of Business Administration Executivo – ofertado pela UNIP em parceria com a University of La Verne-California representa o próximo passo no desenvolvimento gerencial para profissionais experientes que já tenham cursado programas MBA e pós-graduação nas diversas áreas da Administração. O conteúdo e a metodologia das aulas buscam formar o futuro gerente sênior ou diretor de grandes empresas, com visão estratégica e sólida base conceitual. Por meio de estudos de caso nacionais e globais, um corpo docente altamente preparado irá conduzir o seleto grupo de alunos para o domínio avançado de técnicas de gestão, capacitando-os para alçar postos mais elevados em suas organizações. Certificado emitido pela UNIP – Pós-Graduação Lato Sensu – atendendo ao disposto na Resolução CES, n.1, de 8 de junho de 2007, do Conselho Nacional da Educação. Certificado do Módulo Internacional emitido pela University of La Verne-California

Objetivos

Alinhado com as tendências internacionais de formação continuada de gestões de alto nível, o programa DBA Executivo tem como objetivo central capacitar os participantes a lidar com os desafios contemporâneos de gestão, tais como:

Desejamos criar o ambiente ideal para o surgimento de novas ideias e metodologias de gestão, aplicáveis ao contexto nacional e global. Os alunos serão chamados a um intenso debate e orientados a elaborar um Paper final a partir de um projeto de pesquisa com orientação individualizada de nossos professores. Uma oportunidade única para se destacarem em seus setores profissionais.

Programa do Curso

Pensamento Estratégico
Trazer para a sala de aula os mais modernos conceitos e ferramentas de planejamento, execução e controle estratégicos.

Estudos Econômicos Aplicado às Organizações
Capacitar os alunos a interpretar de forma abrangente os indicadores macroeconômicos brasileiros e mundiais em busca de suporte à tomada de decisão.

Direito Empresarial e suas influências nas decisões corporativas
Dotar os participantes do programa dos conhecimentos fundamentais em Direito Empresarial para que possam dialogar com seus pares e seus advogados em busca das melhores decisões gerenciais.

Finanças Empresariais, Controladoria e Governança Corporativa
Desenvolver a capacidade de compreensão dos indicadores financeiros, bem como o planejamento e controle orçamentários. Avançar sobre temas emergentes da Gestão Financeira.

Gestão de Pessoas e formação de Lideranças
Capacitar os alunos com as ferramentas necessárias para uma Gestão de Pessoas moderna e eficaz, formando lideranças empresariais capazes de transformar ativos humanos em vantagens competitivas.

Marketing Contemporâneo e Estudos do Comportamento do Consumidor Final e Empresarial
Compreender os desafios atuais do Marketing em busca da construção de estratégias de conquista de mercados (finais e corporativos) com perspectivas de crescimento e lucratividade.

Operações, Logística e Gestão Enxuta
Explorar as tendências e ferramentas atuais de gestão de operações com objetivos de ganho de competitividade com qualidade e custos reduzidos.

Métodos Quantitativos aplicados à Gestão
Desenvolver habilidades quantitativas fundamentais para apoiar o processo de tomada de decisão em Finanças, Operações, análise de mercados e outras áreas.

Fundamentos de Psicologia Social e Sociologia aplicadas as Organizações
Aprofundar conhecimentos sobre o lado humano das organizações, abrindo novas perspectivas para compreender melhor seus colaboradores e clientes.

Política e Geoeconomia na análise de mercados regionais e globais
Conhecer melhor o mundo em que vivemos, com seus desafios e características que podem impactar as empresas e suas estratégias.

Tendências Globais e Temas emergentes da Administração
Estudos sobre a atuação internacional de empresas e como os mercados brasileiros e internacionais têm evoluído para novos modelos de gestão, tais como a virtualização de negócios, franquias, parcerias estratégicas e outras.

Competências Gerenciais: Negociação, Gestão Intercultural, Empreendedorismo e Gestão do Tempo
Focar as competências que marcam executivos de sucesso, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias aos grandes líderes.

Advanced Topics In Business Strategy (USA)
Propiciar contato com os mais avançados tópicos de Estratégia Corporativa aliada a estudos de caso sobre o tema. Permitir ao egresso desenvolver estratégias de mercado para sua organização a partir de uma visão internacional do tema.

Metodologia de Pesquisa para Elaboração do Paper Final
Apoiado em técnicas e metodologias consagradas, capacitar os alunos a desenvolver um trabalho inovador no formato de um Paper que ofereça uma contribuição à Administração de Empresas no Brasil.

Carga horária total: 480 horas
Duração: 4 semestres de aulas + 2 semestres para realização do Módulo Internacional e elaboração do Paper final
Periodicidade: Sextas-feiras, das 17h00 às 22h00 e sábados, das 8h00 às 17h00 (mensalmente)

Público

Graduados em Curso Superior, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, portadores também de certificados de programas de pós-graduação ou MBA nas diferentes áreas da Administração.

Pré-requisitos

Processo seletivo

O processo seletivo é composto de duas etapas: análise de documentos e entrevista individual (pessoal ou por telefone).
Os interessados em obter bolsas parciais de estudos devem observar os prazos para envio dos seguintes documentos:

O candidato ao programa deverá enviar esses documentos para dba.pos@unip.br dentro dos prazos e participar de uma entrevista individual (pessoal ou por telefone) com a coordenação do programa.

Pré-projeto de pesquisa para Paper de conclusão de curso

O trabalho de conclusão deste programa tem a estrutura de um Paper: um trabalho sucinto, cujo propósito é o de oferecer uma contribuição à prática de gestão no Brasil. Em linhas gerais, o aluno é um profissional com vivência em um setor específico dos negócios. Ao longo da sua vida profissional, acumulou ideias e reflexões sobre como “fazer melhor” as práticas de gestão em seu setor. O Paper é a sua oportunidade para estruturar essas reflexões com a orientação de nossos professores. E também de dar publicidade a essa contribuição, na medida em que o formato do Paperé apropriado para revistas de negócios do Brasil e do exterior poderem publicar o trabalho.

Clique aqui para fazer o download do Modelo de Pré-projeto.

Carta de Recomendação

Como parte do processo seletivo, desejamos conhecer a opinião de 2 pessoas que tem contato com o candidato. Normalmente, os candidatos escolhem professores que lhes ministraram aulas, gestores de empresas onde trabalharam, profissionais de destaque em seus setores. A carta é de elaboração livre, mas sugere-se o uso do modelo abaixo. O candidato deverá encaminhar a carta à coordenação do programa, por meio de cópia digital (scanner), ou arquivo eletrônico (arquivo anexado de email no formato de Word).

Clique aqui para fazer o download do Modelo de Carta de Recomendação.

Informações Gerais

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos qualificados no processo seletivo.

Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones:
São Paulo – Central de Pós-Graduação Lato Sensu (11) 2166-1066.  
Outras Localidades - 0800 010 9000

Fale com a Pós-Graduação Lato Sensu através do e-mail atendimento.pos@unip.br.

Descontos

Ex-Aluno:
Alunos formados em cursos Superiores de Graduação, Superiores de Tecnologia e Pós-Graduação da UNIP têm desconto diferenciado desde a primeira mensalidade. 
Informe o número de seu RA no momento da entrega de documentos ou entrevista.

Empresas Conveniadas:
Descontos diferenciados para alunos de Empresas Conveniadas.

Observações: 
A contratação da bolsa não implica em renovação automática. 
O aluno perderá o direito à bolsa em casos de cancelamento ou desistência do curso. 
A bolsa de estudo não é cumulativa. Caso o aluno já possua algum benefício, prevalecerá o desconto maior.

Ouvidoria da Pós-Graduação Lato Sensu: e-mail ouvidoria.pos@unip.br