Objetivos
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Compreender e discutir as concepções atuais sobre as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, os distúrbios de aprendizagem, as deficiências e as possibilidades educativas numa proposta inclusiva;
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Entender o conhecimento da educação especial em diversas áreas (condutas típicas, surdez, mental, visual, física e altas habilidades);
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Discutir o currículo vigente e contemplar as adequações necessárias para o atendimento das diferenças;
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Possibilitar mudanças de valores culturais, da política educacional;
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Conhecer as políticas públicas vigentes, a fim de contribuir para qualificação profissional;
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Apresentar os cinco princípios do Desenho Universal e apontar suas contribuições;
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Contribuir no suporte pedagógico aos docentes em assuntos referentes à Educação Inclusiva;
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Detalhar e ampliar a abordagem da inclusão, a partir do contexto da diversidade;
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Ressignificar a prática pedagógica com as diferenças;
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Apresentar as áreas de necessidades educativas especiais caracterizadas no Plano Nacional de Educação, Lei 10172/2001;
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Introduzir conhecimentos básicos de Língua Brasileira de Sinais e da Cultura Surda;
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Contemplar a deficiência visual - conceitos, identificação, estratégias pedagógicas;
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Contemplar a deficiência intelectual - conceitos, identificação, estratégias pedagógicas;
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Contemplar a deficiência física - conceitos, identificação, estratégias pedagógicas;
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Contemplar as deficiências Múltiplas - conceitos, identificação, estratégias pedagógicas;
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Contemplar os transtornos Globais de desenvolvimento - conceitos, identificação, estratégias pedagógicas;
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Discutir sobre altas habilidades, superdotação.
Programa do Curso
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História da Educação Especial e Aspectos Sociológicos
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Aspectos Sociológicos na Perspectiva Inclusiva
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Contexto Escolar, Currículo e Avaliação na Educação Especial e Inclusão
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Psicologia, Aspectos Filosóficos na Educação Especial
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Conhecimentos sobre Deficiência: deficiência visual
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Conhecimentos sobre Deficiência: deficiência intelectual, física e múltiplas
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Conhecimentos sobre Síndromes, Altas Habilidades e Superdotação
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Libras e a Cultura Surda
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Tecnologias no Contexto Inclusivo
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Metodologia
Carga horária total: 360 horas
Público
Graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.
“Cursos sequenciais (Formação Específica e/ou Complementação de Estudos) não são considerados cursos de Graduação”.
Informações Gerais
Período de inscrição, seleção, matrícula das turmas novas e início das aulas: Conforme calendário do semestre letivo.
Pagamento à vista:
Após aceitar o contrato, solicite em sua Secretaria Virtual através do item Serviços o 'Pagamento à Vista'.
A Grade Curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.
Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones:
São Paulo – Central de Pós-Graduação Lato Sensu (11) 2166-1066
Outras Localidades - 0800 010 9000
Fale com a Pós-Graduação Lato Sensu através do e-mail atendimento.pos@unip.br.
Descontos
Ex-Aluno:
Alunos formados em cursos Superiores de Graduação, Superiores de Tecnologia e Pós-Graduação da UNIP têm desconto diferenciado desde a primeira mensalidade.
Informe o número de seu RA no momento da entrega de documentos ou entrevista.
Empresas Conveniadas:
Descontos diferenciados para alunos de Empresas Conveniadas.
Observações:
A contratação do desconto não implica em renovação automática.
O aluno perderá o direito ao desconto em casos de cancelamento ou desistência do curso.
O desconto não é cumulativo. Caso o aluno já possua algum benefício, prevalecerá o desconto maior.
Ouvidoria da Pós-Graduação Lato Sensu: e-mail ouvidoria.pos@unip.br.