Objetivos
Capacitar o participante, profissional ou não da área de GP - Gestão de Pessoas, ocupante ou não de qualquer posto gerencial, por meio dos conteúdos desenvolvidos no programa, a desenvolver competências que lhe possibilitem:
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Ter uma visão realista das contribuições da Neurociência para a GO - Gestão Organizacional, para a GP - Gestão de Pessoas e para o Comportamento Humano nas organizações;
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Compreender o que é uma organização, o que é a função GP e as inter-relações entre as mesmas;
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Ter condições de entender “o negócio” da organização e da GP, para que possa gerar contribuições mais eficientes e eficazes, permitindo à função GP solidificar-se como parceiro indispensável para a viabilização da missão, das estratégias e dos objetivos organizacionais;
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Desenvolver conhecimentos relativos ao comportamento humano nas organizações e entender como estes se traduzem no comprometimento organizacional;
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Conhecer o processo de GO, bem como o os processos clássicos para a GP, envolvendo sua componente comportamental para gerir adequadamente as pessoas em sua organização;
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Abordar as contribuições da Neurociência como meio de permitir a inovação, a criatividade, o compartilhamento e a autonomia das pessoas e, consequentemente, a realização das mesmas e a da organização;
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Refletir sobre suas competências como gestor, uma vez que é delas e, consequentemente das competências de suas equipes que as organizações modernas estão dependendo para sua continuidade e para sua realização.
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Estas são competências conhecidas e estudadas no contexto da aprendizagem organizacional.
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Atender ao disposto na Resolução CES, n.1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional da Educação.
Programa do Curso
O MBA – A NEUROCIÊNCIA, COMPORTAMENTO HUMANO E A GESTÃO DE PESSOAS é composto por dez disciplinas de 40 horas/aula cada, estruturadas para:
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Apresentar e desenvolver o processo de GO – Gestão Organizacional e, a partir dele, explorar os processos clássicos da GP – Gestão de Pessoas;
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Aprofundar-se nos processos do CHO – Comportamento Humano nas Organizações e,
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Abordar e discutir os processos da GO/GP e do CHO sob a óptica da Neurociência, realçando as interrelações entre os mesmos e descortinando novos horizontes para a realização da GP.
A Neurociência é uma área de conhecimento interdisciplinar que abrange vários campos tais como Medicina, Psicologia, Biologia, Antropologia, Engenharia, Matemática, entre outras, com o objetivo de estudar e compreender a relação entre o sistema nervoso e comportamento.
Habilidades como iniciativa, planejamento, execução, organização, comunicação, motivação, flexibilidade, aprendizagem, são grupos de atividades altamente sofisticadas, muito estudadas pela Neurociência, pois são atividades essenciais para o sucesso nos relacionamentos interpessoais e profissionais. São capacidades muito conhecidas e estudadas também na área organizacional. Dessa forma, teorias e estudos da Neurociência têm muito a contribuir para a melhor compreensão des tes aspectos tão desejados e importantes na GP.
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Conceitos fundamentais de gestão: Disciplina fundamental para um gestor, conceitua e discute o que significa administrar (ou gerir ou gerenciar) por meio das quatro funções universais do PA – Processo Administrativo: planejar, organizar, dirigir/liderar e controlar. Mostra a evolução histórica das organizações, que é o cenário de trabal ho do gestor, desde sua origem até suas tendências, realçando os papéis que se espera dele para realizar a GO – Gestão Organizacional.
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Atraindo e ambientando pessoas: Disciplina que trata de dois dos grandes processos da GP, guardiães da cultura organizacional: o de agregar novos colaboradores (recrutando, selecionando, ambientando) e adequar seus comportamentos no trabalho (modelando cargos e avaliando o seu desempenho).
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Desenvolvendo e retendo talentos: A disciplina envolve os processos da GP que cuidam do desenvolvimento e o da retenção (manutenção) das pessoas na organização. Para isso, também aborda a o aprendizado organizacional, a qualidade de vida no trabalho e a gestão do clima organizacional, desenvolvendo propostas estratégicas para políticas necessárias à m anutenção das pessoas na organização. Disciplina fundamental para a busca e manutenção da excelência organizacional.
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Gerindo o Desempenho das pessoas: Disciplina que versa sobre processos da GP relacionados com a gestão por competência e que envolvem o desempenho e as recompensas e o monitoramento das pessoas na organização. Apresenta o conceito de KPI’s (indicadores chave de desempenho) e o da metodologia People Analytics.
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Entendendo o Comportamento Organizacional: Disciplina capital para o gestor, que trata dos aspectos relacionados com o CHO, comportamento das pessoas na organização, abordando seus três níveis: o individual, o grupal e o sistêmico. Envolv e a identificação desses aspectos, os impactos dos indivíduos e grupos nas organizações e vice-versa, bem como os resultados esperados das pessoas para o desenvolvimento e crescimento das organizações.
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Neurociência Organizacional: Esta disciplina aborda de que forma a Neurociência pode atuar nos cenários existentes nas organizações, auxiliando na percepção e compreensão de ambientes dinâmicos e diversos, sobretudo nas questões relacionadas com o comportamento organizacional e seus resultados decorrentes.
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Neurociência e o processo decisório: Disciplina fundamental que examina como a Neurociência pode contribuir na identificação de processos que requeiram decisões e como as organizações devem definir os melhores caminhos que as levem à assertividade em suas decisões. A Neurociência atua como facilitadora no entendimento de cenários que suscitam a aplicaç&ati lde;o da inteligência emocional e a devida relativação do tempo em um processo decisório.
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Neurociência, Liderança e resolução de conflitos: Esta disciplina aborda a Neurociência como elemento importante na compreensão de como os líderes exercem sua gestão, administram os conflitos existentes e como assumem suas responsabilidades junto às equipes de trabalho nas esferas do desempenho, da aprendizagem, dos graus de satisfação e motivação das pessoas. Liderar equipes tomando como base a Neurociência possibilita a criação de novos modelos mentais que visam a estimular a aprendizagem organizacional e o fortalecimento do trabalho em equipe.
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Processando a Cultura organizacional e a mudança: Esta disciplina aborda a cultura organizacional como um modelo de gestão, requerendo um olhar diferenciado das pessoas, pois não existe uma regra clara e padrão para isso. Este modelo deve ser construído e fundamentado nos valores, nos comportamentos, na comunicação e na liderança, tendo a mudança como um dos elementos propulsores desse processo. O objetivo é evidenciar o protagonismo das pessoas quando da abordagem dos diferentes tipos de cultura existentes em uma organização.
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Seminários integradores: Apresentação e desenvolvimento de atividades e de temas relacionados com o curso, envolvendo: palestras gerais e/ou específicas, desenvolvimento e apresentação de trabalhos pelos pós-graduandos, atividades de pesquisa, oficinas, e outras atividades correlatas que possam contribuir para a busca da excelência do programa. Tais atividades e temas poderão ser os mais variados possíveis, identificados topicamente em cada curso e, dentro deles, em cada turma, de modo a complementar a proposta de desenvolvimento para cada caso.
Carga horária total: 400 horas
Ministrado às segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 23h00.
Público
Graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.
“Cursos sequenciais (Formação Específica e/ou Complementação de Estudos) não são considerados cursos de Graduação”.
Informações Gerais
Período de inscrição, seleção, matrícula das turmas novas e início das aulas: Conforme calendário do semestre letivo.
A Grade Curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.
Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones:
São Paulo – Central de Pós-Graduação Lato Sensu (11) 2166-1066.
Outras Localidades - 0800 010 9000
Fale com a Pós-Graduação Lato Sensu através do e-mail atendimento.pos@unip.br.
Descontos
Ex-Aluno:
Alunos formados em cursos Superiores de Graduação, Superiores de Tecnologia e Pós-Graduação da UNIP têm desconto diferenciado desde a primeira mensalidade.
Informe o número de seu RA no momento da entrega de documentos ou entrevista.
Empresas Conveniadas:
Descontos diferenciados para alunos de Empresas Conveniadas.
Observações:
A contratação do desconto não implica em renovação automática.
O aluno perderá o direito ao desconto em casos de cancelamento ou desistência do curso.
O desconto não é cumulativo. Caso o aluno já possua algum benefício, prevalecerá o desconto maior.
Ouvidoria da Pós-Graduação Lato Sensu: e-mail ouvidoria.pos@unip.br.