Objetivos
- Compreender o funcionamento do cérebro, ou seja, como este recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora todas as sensações captadas pelos diversos elementos sensoriais;
- Conhecer as bases neurobiológicas dos processos envolvidos na aprendizagem;
- Descrever o funcionamento da memória, neuroplasticidade, atenção e emoção e outros aspectos neurológicos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem;
- Identificar os principais transtornos de aprendizagem;
- Usar técnicas e estratégias que estimulem os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem;
- Conhecer os fatores de risco para o desenvolvimento cerebral;
- Usar metodologias e técnicas clínicas e educacionais junto a diferentes tipos de crianças a fim de reabilitar e potenciar a aprendizagem;
- Compreender relatórios e diagnósticos vindos de outros profissionais;
- Redigir um relatório utilizando termos técnicos e fazer os encaminhamentos necessários;
- Rever aspectos do desenvolvimento humano a partir das novas descobertas das neurociências;
- Reconhecer aspectos envolvidos nos processos de memória e atenção relativos à aprendizagem;
- Compreender os problemas referentes ao Déficit de Atenção e Hiperatividade, transtornos de aprendizagem para que se realizem encaminhamentos pedagógicos pertinentes a cada caso;
- Dar Assessoramento técnico frente a instituições voltadas ao trabalho de Educação Especial Inclusiva, Atendimento Clínico ou Institucional.
- Atender ao disposto na Resolução CES, n.1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação.
Programa do Curso
- Introdução a Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica
- Fundamentos da Neurologia
- Neurofisiologia, Aprendizagem e Plasticidade
- Bases Neurobiológicas da Aprendizagem
- O Cérebro da Geração Digital e a Aprendizagem
- Introdução à Psicometria Aplicada à Avaliação Neuropsicopedagógica
- Transtornos Psiquiátricos na Infância e Adolescência
- Processamento da Informação: Visual
- Processamento da Informação: Auditivo
- Neurogerontologia
- Educação Inclusiva e Educação Especial
- Introdução à Avaliação Institucional e Clínica
- Orientação à Atividade Prática – Institucional
- O Impacto do Sono na Aprendizagem
- Orientação à Atividade Prática – Clínica 1 – ANAMNESE
- Avaliação das Funções Executivas e Atenção
- Experiências em Neuropsicopedagogia – Diagnósticos e Discussão de casos
- Avaliação em Linguagem – Leitura – Escrita
- Avaliação das Emoções e Comportamentos
- Orientação à Atividade Prática – Clínica 1
- Avaliação em Competência Aritmética
- Desenvolvimento Psicomotor
- A Neurociência da Narrativa: as histórias e o cérebro
- Avaliação Psicomotora
- Laboratório Neuropsicopedagógico 1 – Testes e Escalas quantitativos e qualitativos
- Laboratório Neuropsicopedagógico 2 – Intervenções através de Jogos
- Orientação à Atividade Prática – Clínica 2
- Orientação à Atividade Prática – Clínica 3
- Atividade Prática – Atendimento ao paciente
- Atividade Prática – Atendimento Institucional
- Planejamento e Estudo do Caso (Atendimento Clínico)
- Planejamento e Projeto (Atendimento Institucional)
- Troca de Experiências referente à Atividade Prática Institucional
- Instrumentos e Técnicas de Intervenções em Leitura, Escrita, Aritmétrica e Funções Executivas
- Neurofarmacologia e suas Implicações na Aprendizagem
Carga horária total: 640 horas
Ministrado aos sábados, das 08h00 às 18h00 e domingos, das 08h00 às 17h00 (Mensalmente).
Público
Graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.
Serão aceitos (as) candidatos (as) de cursos sequenciais, desde que estes concedam diploma de curso superior.
Informações Gerais
Período de inscrição, seleção, matrícula das turmas novas e início das aulas: Conforme calendário do semestre letivo.
A Grade Curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.
Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones:
São Paulo – Central de Pós-Graduação Lato Sensu (11) 2166-1066
Outras Localidades - 0800 010 9000
Fale com a Pós-Graduação Lato Sensu através do e-mail atendimento.pos@unip.br.
Descontos
Ex-Aluno:
Alunos formados em cursos Superiores de Graduação, Superiores de Tecnologia e Pós-Graduação da UNIP têm desconto diferenciado desde a primeira mensalidade.
Informe o número de seu RA no momento da entrega de documentos ou entrevista.
Empresas Conveniadas:
Descontos diferenciados para alunos de Empresas Conveniadas.
Observações:
A contratação do desconto não implica em renovação automática.
O aluno perderá o direito ao desconto em casos de cancelamento ou desistência do curso.
O desconto não é cumulativo. Caso o aluno já possua algum benefício, prevalecerá o desconto maior.
Ouvidoria da Pós-Graduação Lato Sensu: e-mail ouvidoria.pos@unip.br.