Objetivos
Programa do Curso
Estudos da linguagem simbólica: sonhos, mitos e contos
Sonhos na infância, adolescência e Metanoia e na Clínica.
Mitologia Africana, Mitologia Grega e Mitologia Egípcia.
Mitologia Indígena, Lendas e Folclore Brasileiro.
Contos de fadas como instrumento clínico.
Psicopatologia
Uma revisão da interlocução entre a psicologia analítica, as neurociências e a psiquiatria sobre a relação mente/corpo/sintoma, com referência aos principais agrupamentos da CID 10.
Linguagens e Práticas em Arteterapia
Criatividade e o potencial terapêutico da arte, as diversas linguagens artísticas e expressivas no processo arteterapêutico.
Diferentes métodos expressivos e fundamentos e materialidade na Arteterapia.
Fundamentos da Arteterapia: introdução, panorama geral, história e teorias
Situar historicamente a arte e arteterapia. Apresentar diferentes conceitos, recursos técnicos, aplicações práticas e conteúdo essencial, debater e apresentar as atribuições e funções do arteterapeuta bem como as principais linhas de atuação da Arteterapia.
Pensar os recursos artísticos e as diferentes dificuldades, necessidades e facilitadoras do processo de criação.
Fundamentos Psicológicos e Psicossociais
Introduzir os alunos à teoria junguiana. Solidificar os conceitos fundamentais da obra junguiana e apresentar os alunos as escolas pós-junguianas.
Ampliando os conceitos, há reflexão sobre eles e de que forma que podem ser vistos e pensados na prática dos atendimentos.
Utilização da arteterapia em outros contextos, fora a clínica.
História da Arte, Jung e Técnicas Expressivas
Apresentação do desenvolvimento da arte, artista e técnicas a partir da história da arte, da teoria junguiana e da expressão individual.
A organização sociocultural através da arte.
Compreensão da simbologia do ser humano e os processos criativos na sua relação com o mundo ao qual está inserido.
Apresentação de recursos artísticos e seus diferentes usos e experiências e o encontro do nosso fazer artístico com a história da arte.
Arteterapia On-line
Informações básicas sobre o trabalho com Arteterapia, em plataformas digitais. Considerando produtividade, confidencialidade e efetividade para práticas arteterapêuticas em contextos e públicos diversos, abrangendo novas demandas profissionais. Ambiente remoto: o novo Setting Arte terapêutico. Principais plataformas digitais, funcionalidades e limitações: Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, Jitse.
Normas de segurança digital.
Documentos de livre consentimento para participação das atividades on-line.
Psicologia Analítica – Imagem e Símbolo
A concepção de Carl Jung a respeito do símbolo. Diferença entre signo e símbolo. Símbolo como ponte para o inconsciente. Imagem e psique.
A concepção de imagem de James Hillman.
Diferença entre símbolo e imagem. Imagem e sonhos.
A ideia de ficar com a imagem.
Técnicas Expressivas na Psicologia Analítica – Dança e seu sentido terapêutico, Musicoterapia, Teatro: a construção de fábulas psico-histórica
Arte e Jung – Recursos Artísticos na prática clínica.
O uso de mandalas e seu simbolismo na prática clínica, uma jornada da Psique: a construção de fábulas psico-históricas, Sandplay – Fundação Teórica.
Integração Psicofísica – O encontro do trabalho de Sandor e Jung – toques sutis.
Supervisão – Prática supervisionada
Apresentação de casos clínicos com discussão teórica. Por meio de atividades expositivas, diálogos e oficinas com materiais expressivos evocar nos alunos a percepção do valor e do alcance do trabalho arteterapêutico.
A disciplina consiste no levantamento de questões envolvidas, na estrutura e na dinâmica do campo terapêutico.
Estimular e proporcionar espaço reflexivo para o treino dos alunos, quanto a prática da arteterapia.
Apresentar o modelo de dinâmica relacional entre arteterapeuta e paciente, que propicia o campo de transformação e o desenvolvimento do processo arteterapêutico.
Carga horária total: 518 horas
Público
Graduados em Curso Superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.
“Cursos sequenciais (Formação Específica e/ou Complementação de Estudos) não são considerados cursos de Graduação”.
Coordenadoras do curso
Profa. Dra. Irene Gaeta: Psicóloga (PUC/SP), Arteterapeuta (Instituto Sedes Sapientiae) AATESP 043/0504. Analista Junguiana Ijusp/AJB - International Association for Analytical Psychology – IAAP. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC. Mestre em Gerontologia e Coordenadora do Departamento de Arte e Psicologia da Associação Junguiana do Brasil. Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Psicoterapia Junguiana e Arteterapia Junguiana na UNIP. Autora de livros na área de arteterapia e psicologia junguiana.
Profa. Bonna Graziella Straccialini: Arteterapeuta Junguiana – Aatesp: 228/0811, Arte-educadora, Mestranda em Psicologia Social. Docente na SEDUC-SP (desde 2005). Professora UNIP e UNIVAP em Terapias Artísticas e Corporais, Arteterapia Junguiana e Psicologia Junguiana (desde 2016), Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Arteterapia Junguiana, Membro da diretoria da AATESP, Coautora do Livro Jung na Clínica: Trauma.
Palestrantes convidados
Ana Maria Caramujo Pires de Campos: Arteterapeuta, Musicoterapeuta, Psicóloga Clínica e Mestre em Ciências Médicas pela UNICAMP. Professora e supervisora no curso de Pós-Graduação em Psicoterapia Junguiana da UNIP.
Ana Maria Galrão Rios: Psicóloga Clínica. Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), na área de Estudos Junguianos. Pertence ao corpo editorial da Revista Hermes. Professora e supervisora no curso de Pós-Graduação em Psicoterapia Junguiana da UNIP.
Cristina Dias Allessandrini: Arteterapeuta, doutora em Psicologia (USP) Coach, Psicóloga, desenvolve o programa de Coaching de Vida e de Carreira na visão da Psicologia Integrativa.
Denis Canal Mendes: Analista didata da Associação Junguiana do Brasil/AJB/IJUSP membro da IAAP (Zurich). Psicólogo, Doutorando PUCSP, Mestre em Psicologia Clínica pela PUCSP, com Especialização/Aprimoramento em Saúde Mental pela Secretaria de Estado da Saúde-SES. Pesquisador no Núcleo de Estudos Junguianos/NEJPUCSP.
Deolinda Fabietti: Mestre em Gerontologia Social, especialista em Arteterapia (AATESP 008/2003), formação em Terapia Transpessoal (DEP), conselho editorial da Revista da AATESP, autora dos Livros: Arteterapia e Envelhecimento, Reflexões de um Processo, O Corpo envelhecido e a Arteterapia. Professora e supervisora no curso de Pós-Graduação em Arteterapia Junguiana da UNIP.
Franklin Chang: Analista Junguiano formado no Instituto C.G.Jung de Zurique, Suíça. Ex-diretor da Casa das Palmeiras, trabalhou com Nise da Silveira, Membro da International Association for Analytical Psychology – IAAP. Professor e supervisor no curso de Pós-Graduação em Psicoterapia Junguiana da UNIP.
João Bezinelli: Psicoterapeuta, Mestre em Psicologia Clínica/Estudos Junguianos pela PUC-SP. Especialização em Psicoterapia Junguiana pela PUC-SP. Professor no curso de Pós-Graduação em Psicoterapia Junguiana da UNIP.
Maria Cristina Anauate: Arteterapeuta, Especialista em Neuropsicologia, Atuação na montagem e supervisão de oficinas abrigadas e atividades como jardinagem e horticultura. Vivência no atendimento de adultos e crianças portadoras de deficiência física nas áreas de Neuro-ortopedia e Sensorial do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Renata Whitaker Horschutz: Psicóloga clínica, Presidente do Instituto Junguiano do Estado de São Paulo, Analista Junguiana Didata Ijusp/AJB - International Association for Analytical Psychology – IAAP Título de Teacher Member pela Intenational Society for Sandplay Therapy ISST (Suíça). Coordenadora do Departamento Infantil e do Adolescente da AJB, especialista em Cinesiologia e Psicologia Junguiana pelo Instituto Sedes Sapientiae.
Silvana Parisi: Psicóloga Clínica, Doutora pela USP. Analista Junguiana Ijusp/AJB - International Association for Analytical Psychology – IAAP. Membro do Departamento de Arte e Psicologia da Associação Junguiana do Brasil. Professora e supervisora no curso de Pós-Graduação em Psicoterapia Junguiana da UNIP. Autora do livro: Amor e separação: reencontro com a alma feminina, Vetor, São Paulo, 2012.
José Jorge de Morais Zacharias: Psicólogo, Doutor em Psicologia Social pela USP, Especialista em Psicologia Junguiana pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo, Professor Universitário desde 1985 e Analista Junguiano da Associação Junguiana do Brasil (AJB/IAAP).
Informações Gerais
Período de inscrição, seleção, matrícula das turmas novas e início das aulas: Conforme calendário do semestre letivo.
A Grade Curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.
Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones:
São Paulo – Central de Pós-Graduação Lato Sensu (11) 2166-1066.
Outras Localidades - 0800 010 9000
Fale com a Pós-Graduação Lato Sensu através do e-mail atendimento.pos@unip.br.
Descontos
Ex-Aluno:
Alunos formados em cursos Superiores de Graduação, Superiores de Tecnologia e Pós-Graduação da UNIP têm desconto diferenciado desde a primeira mensalidade.
Informe o número de seu RA no momento da entrega de documentos ou entrevista.
Empresas Conveniadas:
Descontos diferenciados para alunos de Empresas Conveniadas.
Observações:
A contratação do desconto não implica em renovação automática.
O aluno perderá o direito ao desconto em casos de cancelamento ou desistência do curso.
O desconto não é cumulativo. Caso o aluno já possua algum benefício, prevalecerá o desconto maior.
Ouvidoria da Pós-Graduação Lato Sensu: e-mail ouvidoria.pos@unip.br.