Em mercados competitivos, as organizações buscam munir-se de informações, fruto da transformação de dados coletados e armazenados dentro e fora das organizações, para a tomada de decisão. É nesse contexto que surge a Inteligência de Mercado, cujo objetivo é prover às decisões estratégicas informações precisas por meio do uso de tecnologia e conceitos de vanguarda de gestão estratégica. Assim, o MBA em Gestão Estratégica e Inteligência de Mercado tem por objetivo:
Objetivos
Programa do Curso
Posicionamento Estratégico
O processo empresarial e a tomada de decisão em mercados competitivos
A cadeia de valores como base para a sustentação da vantagem competitiva
Processo de alocação de recursos entre as diferentes unidades de negócio
Pesquisa de Mercado
Fundamentos e tipologias de pesquisa qualitativa e quantitativa
Instrumentos de coleta e análise de dados
Estudos Etnográficos
Instrumentos de pesquisa online
Liderança e Comportamento Organizacional
Liderança e Processos Motivacionais: equipes com visão estratégica
Comunicação empresarial
Gestão de Relacionamento com o Cliente - CRM
Marketing de Relacionamento
Gestão do Cliente e softwares de apoio à administração
Governança Corporativa
As melhores práticas de Governança Corporativa e seus benefícios
Aspectos legais e estratégicos (compliance, ética e transparência)
Sistema de governança corporativa e seus desafios.
Consumer Insights
Comportamento do Consumidor: Processo de Decisão de Compra e Gestão da Experiência do consumidor
Mercados Business to Business
Shopology
Neuromarketing
Perfil dos Consumidores Premium e Luxo
Análise dos Consumidores de Baixa Renda
Negociação e Administração de Conflitos
Negociação: enquadramento, estratégia e planejamento
Processo de negociação
Tipologia de conflitos e grupos de interesse
Economia e Mercado
Análise dos cenários econômicos
Marketing Estratégico e Segmentação de Mercado
Tópicos Avançados em Inteligência de Mercado
Startup Project – Desenvolvimento de Projeto e Planejamento Estratégico
Business Canvas – BMG
Técnicas de Pitching
Lean Startup
Business Model Generation
Previsão e Análise de Dados Corporativos
Parametrização e processo de coleta das informações
Banco de Dados
Técnicas e sistemas de apoio à tomada de decisão
Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva
Conhecimento e Competitividade
Mapa estratégico das organizações
Balance ScoreCard
Planejamento e Identificação de Necessidades – KIT E KPI
Gestão de projetos aplicada a IC
Análise do Mercado Concorrencial
Geomarketing
Análise Concorrencial
Projeções de Vendas – Análise da Demanda
Costumer Life Value
Gestão Mercadológica e Marketing Digital
Branding
E-commerce
Mídias Digitais
Tecnologias de apoio ao Marketing Digital
Produtos Digitais e Growth Markering
Design Thinking e Empreendedorismo
Gestão do conhecimento
Design Thinking
Inovação e Criatividade
Postura Empreendedora
Novos Negócios
Transmedia e Storytelling
Estudo Dirigido
Módulo Internacional nos Estados Unidos - Opcional*
*Os alunos do MBA em GE e Inteligência de Mercado tem acesso a Bolsas de estudos para o módulo “Strategy & Marketing” na University of La Verne-California. São 3 semanas com aulas e visitas a empresas em período integral, complementando o conteúdo desenvolvido no Brasil e enriquecendo seu currículo.
Carga horária total: 420 horas
Ministrado às segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 23h00.
Público
Graduados em Curso Superior, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.
“Cursos sequenciais (Formação Específica e/ou Complementação de Estudos) não são considerados cursos de Graduação”.
Informações Gerais
Período de inscrição, seleção, matrícula das turmas novas e início das aulas: Conforme calendário do semestre letivo.
A Grade Curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.
Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones:
São Paulo – Central de Pós-Graduação Lato Sensu (11) 2166-1066
Outras Localidades - 0800 010 9000
Fale com a Pós-Graduação Lato Sensu através do e-mail atendimento.pos@unip.br.
Descontos
Ex-Aluno:
Alunos formados em cursos Superiores de Graduação, Superiores de Tecnologia e Pós-Graduação da UNIP têm desconto diferenciado desde a primeira mensalidade.
Informe o número de seu RA no momento da entrega de documentos ou entrevista.
Empresas Conveniadas:
Descontos diferenciados para alunos de Empresas Conveniadas.
Observações:
A contratação da bolsa não implica em renovação automática.
O aluno perderá o direito à bolsa em casos de cancelamento ou desistência do curso.
A bolsa de estudo não é cumulativa. Caso o aluno já possua algum benefício, prevalecerá o desconto maior.
Ouvidoria da Pós-Graduação Lato Sensu: e-mail ouvidoria.pos@unip.br.